domingo, 31 de janeiro de 2010

Renato Brunetta


EXT. ENTRADA DE UMA CASA. DIA

O ministro Renato BRUNETTA toca à campainha de uma casa. Uma MULHER abre a porta.

MULHER
Bom dia.

BRUNETTA
Bom dia minha Sra.

MULHER
Ahhh… O Sr. é o ministro Burreta, não é?
Aquele da lei dos 18 anos?!

BRUNETTA
Eu sou o ministro Renato Brunetta.

MULHER
Pois… Eu reconheci-o logo assim que o vi.
Em que posso ajudar, Sr. Burreta?

BRUNETTA
Tenho informação que vive cá em casa convosco o vosso filho de 18 anos.

MULHER
O meu filho vivia, já não vive!

BRUNETTA
Ai sim?

MULHER
Sim, eu acho muito bem isso da sua lei.
Os jovens têm que ir viver o mundo.

BRUNETTA
Fico então muito satisfeito por saber que estão a cumprir a lei.

Nisto, ecoa uma frase gritante vinda do interior da casa.

FILHO
Mãe, onde estão os meus boxers amarelos com uns porquinhos?

A mulher fica nitidamente atrapalhada. O ministro observa-a com um ar um pouco chateado por o tentarem enganar. De novo se ouve a voz de um jovem no interior da casa.

FILHO
Oh mãe, não ouves? Os meus boxers preferidos tão onde?

MULHER
(gritando para o interior da casa)
A mãe já vai ver. Espera um pouco.

BRUNETTA
Com que então seu filho já cá não vivia?!

MULHER
Não me leve a mal, Sr. Burreta mas meu filho é ainda um bebé.

BRUNETTA
Aos 18 anos já tem mais do que idade para sair de casa dos pais!

MULHER
Ele nem sabe estrelar um ovo. Ele nem sabe fazer uma cama.
O Sr. por acaso com essa idade já sabia fazer isso?

BRUNETTA
(atrapalhado)
Antigamente eram outros tempos.

MULHER
Sr. Burreta, ele não vai sobreviver sem nós, os pais. Ele ainda é um bebé, completamente indefeso, não conhece os perigos da vida, não saberá se defender, nem se desenrascar.

BRUNETTA
Lamento mas a lei é para cumprir. Com o tempo, ele aprenderá a desenrascar-se.

MULHER
Que mal lhe pergunte, o Sr. Burreta já tinha saído de casa com essa idade?

BRUNETTA
(atrapalhado)
A Sra. sabe perfeitamente que antigamente eram outros tempos, não se compara com agora.

Aparece o filho. Vem do interior da casa. Descrição do filho: muito alto, cerca de 1,90m, bastante musculado e veste apenas uns boxers.

FILHO
Mãe esse nanico está a chatear-te? Se tiver eu trato já do assunto!

MULHER
Não, não está a chatear.

BRUNETTA
Eu sou o ministro Renato Brunetta e vim garantir que sais de casa dos teus pais e vás viver a tua vida.

MULHER
(falando baixinho para o filho)
Este é aquele da lei dos 18 anos!

FILHO
Ai sim? E como pretende garantir isso?

BRUNETTA
Nem que eu tenha que te tirar daqui com as minhas próprias mãos.

FILHO
Ai sim? Força nisso!

MULHER
(falando baixinho para o filho)
Vai lá para dentro filho que eu trato disto!

FILHO
(falando para a mãe)
Quero ver como este nanico de homem me vai tirar daqui!

BRUNETTA
Eu preferia que as coisas fossem ao bem mas pronto.

O ministro empurra o jovem, puxa-o por um braço, tenta pegar nele ao colo, volta a empurrar o jovem com toda a sua força, volta a tentar pegar nele ao colo e o jovem não se mexe nem um milímetro do sítio. O ministro já está claramente fatigado e a suar. Brunetta despe o casaco e a gravata e atira-os para o chão. Tenta pegar o jovem ao colo novamente. Não conseguindo, dirige-se ao carro onde se encontram o seu segurança e o seu motorista. Regressa.

FILHO
Então os seus macacos de estimação conseguiram pensar por si próprios?
Eh pah, tem uns macacos inteligentes!

BRUNETTA
Bem, estive aqui a analisar a situação.
Penso que se poderá abrir uma excepção, visto que o seu filho ainda é claramente um bebé, que ainda não reúne as condições para habitar sozinho.

MULHER
Obrigada Sr. Burreta.

FILHO
(com ar irónico)
O quê? Já acabou a diversão? Eu estava a divertir-me tanto.
Oh Sr. nanico (sem ofensa claro) quer estar presente numa festa que eu vou dar para a semana? Iria ser brutal ter lá a sua presença! O Sr. é tão divertido!

O ministro nada diz. Apanha o casaco e a gravata e dirige-se para o carro.

(FIM)

Sem comentários:

Enviar um comentário