quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SKETCH HUMOR FÍSICO - O HOMEM QUE ESTAVA FARTO DE ESTAR SÓ

INT. - CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA, SEGISMUNDO FREUDO, RECEPÇÃO - DIA

Um HOMEM ABATIDO entra num Consultório de Psicologia. Mostra à ASSISTENTE à secretária um cartão com o nome DR. SEGISMUNDO FREUDO, QUARTA-FEIRA, 20, ÀS 15H00. Por trás da secretária uma porta fechada, com um calendário afixado. O HOMEM ABATIDO aponta para o bolso esquerdo do seu casaco onde se lê ROBERTO ABATIDO, HOMEM MUITO SÓ. Depois aponta para o cartão e para o casaco repetidamente. A ASSISTENTE acena compreensivamente, levanta-se e acompanha-o até à porta da sala de consultas onde se lê: DR. SEGISMUNDO FREUDO, PSICANALISTA REPUTADO, MAIS DE 1000 CASOS DE SUCESSO, Nº1 NA TABELA 2009 DA SUCCESS MAGAZINE.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, SALA DE CONSULTAS DO DR. SEGISMUNDO FREUDO - DIA

O HOMEM ABATIDO entra na sala, reticente, a medo e empurrado pela assistente. O DR FREUDO, que fuma um charuto com os pés sobre a mesa. Nas paredes diversos diplomas, capas de revista em que ele aparece, fotografias com homens ilustres e variadissimos posters da Oprah Winfrey, Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. No tecto, por cima da cadeira junto ao HOMEM ABATIDO, um lustre com braços em forma de cachimbo. FREUDO, aparentemente apanhado desprevenido, retira de imediato os pés de cima da mesa, apaga o charuto e convida o HOMEM ABATIDO a sentar-se com um gesto de mão. Com um gesto semelhante convida-o a expor o seu caso.

O HOMEM ABATIDO olha em volta, constrangido, pigarreia, immita os gestos de FREUDO convidando-o também a ele a sentar-se (FREUDO JA ESTÁ SENTADO) e a expor o seu caso. FREUDO pigarreia, constrangido, explica por gestos que estava com os pés na mesa e a fumar um charuto e justifica-se atrapalhado apontando diversas vezes para os vários posters, recortes e quadros na parede e tirando da gaveta o seu album de infância que vai mostrando ao HOMEM ABATIDO com suspiros. Porfim apercebe-se da inversão de papeis, diz que não veementemente com o dedo e convida o HOMEM ABATIDO a falar. O HOMEM ABATIDO imita-o e a cena repete-se por alguns segundos.

FREUDO, aborrecido, dá um estalo no HOMEM ABATIDO que começa a chorar. FREUDO sorri, felicita-o, dá-lhe umas palmadinhas de conforto e mais uma vez convida-o a falar. O HOMEM ABATIDO aponta então várias vezes para o bolso esquerdo do seu casaco, para a inscrição ROBERTO ABATIDO, HOMEM MUITO SÓ. Depois tira do bolso uma pistola, para surpresa de FREUDO e tenta dar um tiro na têmpora. Está a tremer tanto que o disparo lhe passa ainda afastado da orelha para despedaçar, para terror de FREUDO, um diploma pendurado na parede.

A ASSISTENTE entra no consultório assustada, FREUDO faz-lhe sinal de que tudo está bem e manda-a buscar, por meio de gestos, uma pá e uma vassora. Enquanto a ASSISTENTE está fora, o HOMEM ABATIDO tira do bolso um cutelo e lança-o ao seu pescoço. FREUDO impede-o mesmo a tempo, mas, na luta, o cutelo escapa da mão do HOMEM ABATIDO e voa para a parede, rebentando com a capa da SUCCESS MAGAZINE. FREUDO dá um grito de angústia, a ASSISTENTE entra esbaforida na SALA DE CONSULTAS, FREUDO faz-lhe sinal de que tudo está bem, volta a pedir-lhe pá e vassoura, entre gestos, para apanhar os vidros do chão. A ASSISTENTE obedece e sai da sala, com as mãos na cabeça, a puxar os cabelos e aos gritos.

Enquanto a ASSISTENTE vai buscar a pá e a vassoura, o HOMEM ABATIDO tira do bolso uma corda em laço e põe-na à volta do pescoço. Vai para apertar o laço, mas FREUDO impede-o a tempo. Segue-se nova luta, em que FREUDO tenta tirar-lhe o laço do pescoço e o HOMEM ABATIDO tenta apertá-lo. Caiem da cadeira, rebolam pelo chão, FREUDO consegue porfim tirar o laço do pescoço do HOMEM ABATIDO. Para impedir que o HOMEM ABATIDO lhe roube o laço, FREUDO atira-o para o ar. A corda passa por cima dos cachimbos do candeeiro de tecto e fica aí presa, com o laço pendente. O HOMEM ABATIDO tenta recuperá-la e puxa-a. Isto prende ainda mais a corda e o laço fica à altura da cabeça de um homem em pé. Os dois homens levantam-se tentando cada um recuperar o laço. Agarram-se mutuamente, giram em peão e na luta a cabeça de FREUDO fica presa no laço pendente. O HOMEM ABATIDO, na ânsia de recuperar o laço para se enforcar, puxa a corda, apertando o laço em volta do pescoço de FREUDO. FREUDO fica suspenso no ar, com a cabeça colada a um dos cachimbos do candeeiro e a espernear. FREUDO está a sufocar e o HOMEM ABATIDO, ao tentar soltá-lo, ainda piora a situação: puxa-lhe as pernas, o casaco, tira-lhe os sapatos, as meias, mas não consegue livrá-lo do laço.

O candeeiro cede ao peso de FREUDO e estatela-se no chão, em cima do HOMEM ABATIDO. Os cachimbos partem-se todos, mas FREUDO consegue soltar-se e respira sofregamente. A ASSISTENTE entra atarantada com o estrondo, ainda sem a pá e a vassoura. Deita as mãos à cabeça, grita e não faz nada. FREUDO diz-lhe que está tudo bem e, furioso, ordena-lhe por gestos que vá buscar a pá e a vassoura. A ASSISTENTE volta a sair da sala, mas está tão desnorteada que antes ainda bate contra a parede e contra a porta. Ao sair ainda atira a porta contra a parede, partindo mais um dos quadros de FREUDO, este com uma fotografia da Oprah Winfrey.

Enquanto a ASSISTENTE vai buscar a pá e a vassoura, os dois homens ficam no chão a olhar um para o outro. Porfim levantam-se, limpam o fato um do outro, convidam-se mutuamente a sentar, cheios de rapapés, atrapalham-se com as boas maneiras, FREUDO senta-se na cadeira do paciente, o HOMEM ABATIDO senta-se na cadeira de FREUDO. O HOMEM ABATIDO ainda parece muito abatido, aponta para a inscrição no bolso esquerdo do seu casaco. FREUDO olha para as suas paredes, em busca de inspiração. Passam alguns segundos. FREUDO faz então o sinal de EUREKA!, levanta-se, puxa o HOMEM ABATIDO da cadeira, leva-o para fora da SALA DE CONSULTAS, esbarrando no limiar da porta com a ASSISTENTE que vem a entrar, finalmente com a pá e a vassoura. FREUDO, furioso, repreende-a, por gestos, e manda-a embora. Pega na vassoura que ela segurava e enoxota-a à vassourada. A ASSISTENTE foge assustada com a pá na mão. FREUDO atira-lhe com a vassoura.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, RECEPÇÃO - DIA

A ASSISTENTE pára no meio da RECEPÇÃO com olhinhos e mãos de súplica. FREUDO enternece-se e dá-lhe a vassoura. A ASSISTENTE foge do consultório com a pá e a vassoura na mão.FREUDO, ainda agarrando o HOMEM ABATIDO, puxa-o para trás da secretária e abre a porta com o calendário. Entram.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, HALL DAS 4 PORTAS - DIA

FREUDO e o HOMEM ABATIDO estão num hall com 4 portas. Na parede em frente a placa: DEPARTAMENTO DAS SALAS SOCIAIS. FREUDO empurra o HOMEM ABATIDO para a PORTA 1. É a SALA DO FACEBOOK.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, porta 1, sala facebook - DIA

O HOMEM ABATIDO entra na sala e tropeça numa série de corpos estendidos com livros em cima da cara. Estão todos muito concentrados no livro que têm na cara, trocam bilhetes, risos, cenouras, batatas, couves, etc. mas não tiram o livro da cara. Quando o HOMEM ABATIDO entra e tropeça neles e tenta falar com alguns tirando-lhes o livro da cara, zangam-se muito com ele e expulsam-no da sala.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, hall das 4 portas - DIA

FREUDO faz um sinal de rezignação e empurra o HOMEM ABATIDO para a PORTA 2, a SALA DO HI5.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, SALA 2, SALA DO HI5 - DIA

O HOMEM ABATIDO entra na sala e olha interrogativo para uma série de OCUPANTES que passeiam como zombies de um lado para o outro da sala, com a mão (esquerda ou direita) levantada. Os OCUPANTES cumprimentam-se com um hi5 cada vez que passam uns pelos outros e fazem isto ininterruptamente. O HOMEM ABATIDO, julgando que estão a brincar aos índios, faz uma dança da chuva e depois faz de conta que é cowboy e põe-se a persegui-los. Está muito orgulhoso da sua actuação mas é mal compreendido e os OCUPANTES expulsam-no da sala.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, HALL DAS 4 PORTAS - DIA

FREUDO faz um sinal de rezignação e empurra o HOMEM ABATIDO para a PORTA 3, a SALA DO COUCHSURFING.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, porta 3, SALA DO COUCHSURFING - DIA

O HOMEM ABATIDO entra na sala e vê uma série de SURFERS a tentarem equilibrar-se num sofá colado a uma tábua de madeira colada a um cilindro. Os SURFERS estão em competição para ver quem se aguenta mais tempo sobre o sofá e muitos deles têm quedas espetaculares. O HOMEM ABATIDO faz um sinal de compreensão de como o jogo funciona. Sobe para cima de um dos sofás vazios e tenta uma queda espalhafatosa. Cai para cima de outro SURFER que cai para cima de outro SURFER formando uma queda em cadeia. Os SURFERS, furiosos, expulsam-no da sala.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, HALL DAS 4 PORTAS - DIA

FREUDO faz um sinal de rezignação e empurra o HOMEM ABATIDO para a PORTA 4, a SALA DO MYSPACE.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, PORTA 4, SALA MYSPACE - DIA

A sala está vazia. O HOMEM ABATIDO fica muito satisfeito. A um canto está uma estante de prateleiras largas, cheias de caixotes, folhas de papel e marcadores. O HOMEM ABATIDO tira um caixote, uma folha e um marcador. Põe o caixote no centro da SALA e entra lá para dentro. Escreve MY SPACE no exterior do seu caixote, com o marcador e começa a fazer desenhos na folha.

ENTRA a ASSISTENTE, com a pá e a vassoura. O HOMEM ABATIDO não parece reparar nela. A ASSISTENTE vai até à estante tira um caixote, uma folha e um marcador, vai até um dos cantos da SALA, escreve MY SPACE no exterior do caixote, com o marcador, escreve um bilhete no papel. Faz um avião e atira-o para o caixote do HOMEM ABATIDO. O HOMEM ABATIDO pega no avião, surpreendido, olha para a ASSISTENTE. Reconhece-a e sorri. Abre o avião e lê o bilhete. O HOMEM ABATIDO parece satisfeito. Escreve agora qualquer coisa no papel em que fazia um desenho, faz um avião do papel e atira-o para o caixote da ASSISTENTE. Ela lê o bilhete, escreve mais qualquer coisa, reconstrói o avião, atira-o de novo para o caixote do HOMEM ABATIDO. Parecem os dois muito felizes. O ritual continua indefinidamente. Por vezes trocam entre si a pá e a vassoura para limpar o seu caixote.

INT. CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA SEGISMUNDO FREUDO, SALA DE CONSULTAS DO DR. FREUDO - DIA

FREUDO vê os acontecimentos da SALA DO MYSPACE na sua sala de consultas, com grande satisfação e cafuando os bigodes. Orgulhoso, olha para a capa da SUCCESS MAGAZINE, agora na secretária.Mais um caso de sucesso para o Dr. FREUDO que acende um charuto e põe os pés em cima da mesa.

(FIM).

Sem comentários:

Enviar um comentário