segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Contributo!!!


EXT. PARQUE. DIA

REPÓRTER da RTP faz uma reportagem. Repórter olha para o relógio.

REPÓRTER
(para a câmara)
Faltam 45 dias, 14 horas, 32 minutos e 51 segundos para a concretização do projecto “Limpar Portugal” e a RTP veio para a rua saber se os portugueses têm conhecimento deste propósito.

Repórter caminha pelo parque. Um HOMEM e uma MULHER estão sentados sobre a relva. Estão a fazer um piquenique. Repórter aproxima-se deles. Repórter olha para o relógio.

REPÓRTER
(para a câmara)
Faltam neste momento 45 dias, 14 horas, 32 minutos e 19 segundos… e vou tentar entrevistar estes jovens.

(para os jovens)
Boa tarde! Têm um minutinho?

HOMEM
Claro!

O homem está a comer uma sandes. Repórter olha novamente para o relógio.

REPÓRTER
(para a câmara)
Faltando neste momento 45 dias, 14 horas, 31 minutos e 49 segundos, vou dar início à entrevista.

(para os jovens)
Têm conhecimento do projecto Limpar Portugal que se irá realizar no dia 20 de Março?

HOMEM
Claro!

O homem vai respondendo ás questões e comendo ao mesmo tempo.

REPÓRTER
E sabe em que irá consistir exactamente esta iniciativa?

HOMEM
Limpar Portugal!

REPÓRTER
Pois…E irão participar?

HOMEM
Não posso!

REPÓRTER
Tem compromissos profissionais ou pessoais nesse dia?

HOMEM
(falando baixinho)
Compromissos? Eu não sou um homem de compromissos.
Eu prefiro dar umas (se é que me entende) e depois xau!

REPÓRTER
(embaraçado)
Pois compreendo!
Diga-me então, porque não irá participar?

HOMEM
Participar no quê? Se há mulheres, eu participo!
Sabe como é, não podemos perder as oportunidades de dar uma!
Eh eh eh

REPÓRTER
Eu estava a referir-me ao projecto Limpar Portugal!

HOMEM
Ah… Sim… O projecto!
Olhe não vou participar porque não posso!

REPÓRTER
Até ai já percebemos, mas porque não pode?

HOMEM
Já viu algum aluno a dar aulas?

REPÓRTER
Hmmm…

HOMEM
São os professores que dão aulas.

REPÓRTER
Pois…

HOMEM
O papel dos professores é ensinar e o papel dos alunos é aprender!
E só podem haver professores se houverem alunos.

REPÓRTER
Pois… é um facto, mas porq…

HOMEM
Posso lhe dar outros exemplos: só há médicos, se houverem doentes, só há motoristas, se houverem passageiros, só há jardineiros, se houveram jardins, percebe?


REPÓRTER
Percebo perfeitam…

HOMEM
A minha função é garantir que o dia 20 de Março seja um sucesso!

REPÓRTER
Mas como se não vai participar?

HOMEM
Esse projecto não se limita a esse dia, há todo um trabalho prévio que tem que ser feito!

REPÓRTER
Tem estado a ajudar a organizar o evento?

HOMEM
Sim, claro!
Ainda daqui a pouco após este piquenique vou dar mais um contributo.

REPÓRTER
Como? Irá participar numa reunião?

HOMEM
Não. Vou deixar o lixo do piquenique no chão e trouxe também o lixo todo que tinha lá em casa. E disse aqui à miúda para trazer também o lixo dela. Todos nós devemos contribuir para este projecto.

REPÓRTER
Está a dizer-me que o seu contributo é sujar?

HOMEM
Tem que haver quem suje, para haver quem limpe! O meu papel é sujar!
Se não houver nada para limpar o projecto irá ser um fracasso total e não queremos isso para o nosso país pois não?

REPÓRTER
(estupefacto)
Pois…

HOMEM
Olhe, desde que soube do projecto até tenho sujado muito mais para me certificar que esse dia será um sucesso, que haverá imenso lixo para ser apanhado. Quem sabe ainda conseguimos entrar no guiness? é disso que Portugal precisa. Precisa de se destacar, de se mostrar ao mundo. Eu acho muito bem iniciativas como estas.

REPÓRTER
(com um sorriso amarelo)
Obrigado pela entrevista.

HOMEM
De nada. E pessoal já sabem: façam como eu e dêem o vosso contributo!
Vamos fazer desse dia um marco na história de Portugal.
Bem e agora vou dar uma, contribuir para o bem-estar da miúda.
Eu sou um homem de causas!

Imagem do homem e da mulher a levantarem-se, irem embora e deixarem lá o lixo todo.

REPÓRTER
Faltando neste momento 45 dias, 14 horas, 25 minutos e 18 segundos, dou por terminada esta reportagem.
José Alves, RTP, Lisboa!

(FIM)

Sem comentários:

Enviar um comentário