quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sketch Costumes

Estranha Forma de Vida

GENÉRICO DA REPORTAGEM

Personagem José na rua a andar em Alfama.

Entra a repórter em off.
OFF
José “Arranhas” Santos, 38 anos, guitarrista de fado profissional e nascido em Alfama. Este homem devia ser visto como um dos últimos verdadeiros alfacinhas. Na verdade muitos são os que lhe acusam de ser um perigo para os costumes tradicionais da cidade e do País. Sofre do raro sindrome de dislexia gestual.

Imagem José, entrevistado em Alfama,na rua num constante estado de tensão, olha muito sobre o ombro.

JOSÉ
(em pé, parado, com um esgar nervoso, olhando para a câmara)
Claro que sim, complica-me a vida em tudo. Aqui no bairro ‘ malta já me c’nhece, mas quando tenho de sair… ui! Por isso peço a Deus que me leve este castigo tal como o trouxe, de um dia para o outro.
Imagem José a benzer-se com o sinal de chamar o autocarro.
É um granda castigo.

Imagem José andando, uma vez mais, aleatoriamente por Alfama recebendo afecto das pessoas .
OFF
José é desde 2007 seguido com atenção pela Drª Marta Luz, chefe do departamento de psicologia da faculdade que há muito procura uma razão de ser para este bizarro comportamento.
Imagem Drª Marta, andando no corredor da faculdade e senta-se numa cadeira no seu gabinete e fala virando-se para a repórter.


DRª MARTA
É verdadeiramente um paradigma este caso. Um homem muito doce de natureza e que tantas vezes é visto como um pária social pela raridade desta enfermidade. Só temos relatos de cerca de 5 casos na 1ª metade do séx. XX e sempre fora da Europa. Até nisso todo este caso é uma originalidade.

Pequena pausa.
IMAGEM JOSÉ NO TRÂNSITO RESPONDENDO A OFENSAS,PÕE A MÃO DE FORA E FAZ O GESTO DE PEDIR A CONTA.
Exactamente por desconhecermos o porquê do seu surgimento, não podemos prever o nem encontramos até agora uma solução. É um destino cruel o deste homem que, tendo a plena consciência dos seus actos, não consegue por força da vontade evitar um único.

OFF
“Arranhas” nunca se vitimiza. É um homem com um cruel destino mas que recusa-se a vergar perante este seu triste fado.


Imagem José chamando o autocarro com um manguito perante o olhar atónito dos idosos na paragem e sofre a fúria de uma que lhe bate com a bengala.

Voltam a entrar as imagens de José a ser entrevistado na rua. Fala para a câmara.

JOSÉ
Olhe nunca entre em desespero porque continuo a tocar a minha música, graças a Deus, que é a minha grande alegria. E o Benfica…
Mas eu sei que um dia estes demónios vão daqui sair (mexe os dedos). Eu sei que sim…

Sorri .

Volta a entrar as imagens de José andando na cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário