sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Quem conta um conto... II


I. INT. MERCEARIA. MANHÃ

O Sr. VASCO está a arrumar uns artigos alimentares. JÚLIA entra na mercearia.

JÚLIA
Bom dia Sr. Vasco!

VASCO
Então Sra. Júlia pelo que estou a ver já está bem melhor!

JÚLIA
Foi uma gripe mas já passou.

Júlia vai buscar alguns produtos de que necessita ás prateleiras e depois dirige-se com os produtos à caixa para pagar.

JÚLIA
Acho que o Pedro e a Bruna fugiram os dois!

VASCO
Fugiram?

JÚLIA
De certeza, eu já não os vejo a nenhum dos dois há uns dias.
Demasiada coincidência não?

VASCO
Mas eles namoravam?

JÚLIA
As evidências dizem tudo!

VASCO
Isto de facto! O mundo está perdido.

JÚLIA
As jovens de hoje em dia não têm juízo.

VASCO
Já no outro dia, uma miúda de 18 anos fugiu com um padre.

JÚLIA
Agora só se vê é disto.

Mais tarde entra PAULA na mercearia. Uma jovem com cerca de 20 anos.

VASCO
O que vai hoje Paula?

PAULA
Vim apenas comprar uns chocolates.

VASCO
Podes escolher os que quiseres. Está à vontade.

PAULA
Obrigada Sr. Vasco.

Paula dirige-se até à estante onde estão os chocolates.

VASCO
Já sabes que a tua amiga Bruna foi viver para a Alemanha com o Pedro?

PAULA
A Bruna e o Pedro? Não, não sabia!

VASCO
Imagino como estará a mãe dela. De rastos com certeza!
Anda uma mãe a criar uma filha para isto!

PAULA
A mãe compreenderá com certeza!

II. INT. CASA BRUNA. DIA

A campainha toca. Bruna vai abrir a porta.

BRUNA
Paula? Não tava à tua espera…

PAULA
Amiga, soube agora que o Pedro te tinha raptado e vim logo assim que soube!

BRUNA
Raptado?

PAULA
Conta tudo: manteve-te em cativeiro onde? Numa casa abandonada no meio da floresta? Ai que excitação!

BRUNA
Onde foste buscar essa história? Tás maluca?

PAULA
Contaram-me na mercearia aqui da vila…

BRUNA
Se eu tivesse sido raptada não tava aqui à tua frente!

PAULA
(com ar pensativo)
Humm… Não penses que me enrolas com essa desculpa.


BRUNA
Não é desculpa! Não há rapto nenhum!

PAULA
Não percebo porque não confias em mim, eu conto-te as minhas cenas todas. Já tu!

BRUNA
Contaria se houvesse algo para contar.
Isso são histórias que inventam, já sabes como o povo da vila é!

PAULA
Vá conta lá! Tou em pulgas para saber os pormenores! Deve ser uma excitação estar numa casa no meio do nada, com os pés e as mãos amarrados…e o Pedro é um homem bonito, charmoso e com tudo no sitio!

BRUNA
Pela última vez: não foi raptada, nem pelo Pedro, nem por ninguém! Tu agora acreditas em tudo o que te dizem?

Ouve-se o som da campainha. Bruna vai abrir a porta. É PEDRO.

PEDRO
Vim raptar-te novamente por uns minutos!

(FIM)

Sem comentários:

Enviar um comentário