quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SKETCH - O DIREITO DE ESPERAR

EXT. RUA, PARAGEM DE AUTOCARRO - DIA

Na paragem de autocarro, onde se afixa um cartaz oficial com
a indicação "FORA DE SERVIÇO" há uma grande FILA. Todos os
MEMBROS DA FILA parecem estar à espera de qualquer coisa.
Uma MULHER1 chega à paragem, como quem está à procura.
Depois de algum tempo a olhar em redor, dirige-se ao HOMEM1
no início da FILA.

MULHER1
ò faxavor, o 736, pára aqui?

HOMEM1
De autocarros não sei nada, minha
senhora. Eu só estou aqui à espera
de emprego.

A MULHER1 afasta-se perplexa. Os MEMBROS DA FILA mais
próximas fingem estar distraídos ou fazer qualquer coisa
para não ter de respoder à MULHER1, que não desiste e tenta
fazer a mesma pergunta à MULHER2 uns MEMBROS DA FILA mais à
frente.

MULHER1
Atão os bons dias... Por acaso não
tem noticiazinhas do 736, que é
aquele que vai para...

MULHER2
Eu é dentista, minha senhora, de
autocarro não sei.

MULHER1
Pois...

A MULHER1 dirige-se ao HOMEM2 que está por trás da MULHER2.

MULHER1
Então e o senhor... O senhor,
talvez...

HOMEM2
Estou à espera do cartão do
cidadão. Os autocarros são ali
naquela esquina.

O HOMEM2 aponta para o lado oposto da rua. A MULHER1
agradece com a cabeça e segue a indicação. O HOMEM3, junto
ao HOMEM2 ouve tudo, impaciente, e não resiste a meter
conversa.

HOMEM3
Então não lhe passam cartão?

HOMEM2
Perdão?

HOMEM3
O seu cartão... Não lho dão...

HOMEM2
Homem, já há 10 minutos que o pedi,
por sms, e nem vê-lo!

HOMEM3
Pois eu estou à espera da carta de
condução, já vai pra mais de meia
hora e nada! Já devia ter chegado
pelo menos há 15 minutos...

HOMEM2
Já a contar com o transito?

HOMEM3
Com tudo! Já a contar com um
meteórito!

HOMEM2
Com quem?

HOMEM3
Com o... bom já a pensar em tudo!

HOMEM2
Isto realmente...

Outros MEMBROS DA FILA metem-se na conversa.

MULHER3
Ora, balelas! Está vocemecê a
queixar-se de quê?

O HOMEM2 e o HOMEM3 olham para ela com surpresa

MULHER3
Sim, sim! Não têm nada que se
queixar! Eu estou aqui há 6 meses,
já tenho as pernas roidinhas de
caimbras, à espera do subsídio de
Natal!

HOMEM3
Epa 6 meses...

HOMEM2
Pois, realmente... Assim...

HOMEM3
E com caimbras...

MULHER3
E ainda o senhor não m’olhou pás
varizes!

HOMEM2
Realmente...

HOMEM4
6 meses, diz a senhora? Pois está a
senhora com muita sorte! Caimbras?
Varizes? Eu já criei raizes! Só
tenho a 4ª classe e estou aqui há
10 anos à espera do meu diploma...

MULHER4
O seu diploma é da Independente?

HOMEM3
Credo, não! Tenho lá posses pra
isso! Esse está muito
inflaccionado! O meu é o da Nova...

MULHER4
Ah, conheço, está muito em conta...
E mandou vir de quê?

HOMEM4
Eu pedi um em Ciência Política. Mas
esta demora, sinceramente!

HOMEM3
Sei perfeitamente de que é que está
a falar. A minha esposa também anda
à espera em Benfica de um Mestrado
em Gestão Financeira. Já lá vão 7
anos!

HOMEM4
E o senhor é muito mais jovem do
que eu! Sempre pode esperar mais um
bocadinho...

HOMEM3
Mas olhe que já não andamos pra
novos...

HOMEM2
Isso, realmente...

HOMEM4
Realmente...

MULHER3
E eu, com duas pequeninas na
escola, à espera da Educação
Sexual...

HOMEM4
Preciosa!

HOMEM3
Cada vez mais precisa!

HOMEM2
Realmente...

MULHER2
Se por esta altura o senhor já
tivesse a sua carteirazinha de
deputado, quem sabe não nos fazia
aqui um jeitinho...

HOMEM4
Se fazia minha senhora! Se fazia! E
ela está a fazer-me uma falta!

HOMEM3
Ah, pois claro que faz! Essas
coisas vêm sempre a jeito...

MULHER4
Olhe, já a semana passada...
Chegam vários AGENTES DA AUTORIDADE acompanhados de um
VEREADOR CAMARÁRIO com uma "ORDEM OFICIAL DE DESPEJO".

VEREADOR
Cidadãos, senhoras e senhores,
muito bom dia. Os senhores vão
fazer o favor cívico de juntar os
vossos pertences e de imediatamente
a seguir evacuar esta paragem.
Temos aqui uma ORDEM OFICIAL DE
DESPEJO, validada pelo EXMO SR. DR.
JUIZ REVERENDISSIMO DO SUPREMO
TRI...

MEMBROS DA FILA
Vergonha! Escândalo! Alguma vez?
Nunca! Era o que mais faltava!
Tenha pejo! Tenha dó! Tenha
paciência! Tenha cuidado, senão...

VEREADOR
Cidadãos, por quem sois, haja
calma, é oficial, isto é oficial,
cidadãos...

MEMBROS DA FILA
Nunca! Selvagens! Chulos!
Corrupitos! Chupistas! Vergonha!

AGENTE1
Ordem! Dispersar!

AGENTE2
Silêncio! Ordem!

AGENTE3
Ordem! Respeito!

AGENTE4
Disciplina! Ordem!

Chegam vários MEMBROS DA IMPRENSA que começam a sua
cobertura.

VEREADOR
Meus senhores, se não podermos
evacuar-vos civilizadamente...

Os AGENTES DA AUTORIDADE tiram os cassetetes.

AGENTE1
Ordem! Dispersar!

O AGENTE1 agarra no braço do HOMEM4 e começa a puxá-lo para
fora da FILA.

HOMEM4
Mas o que vem a ser isto? O que vem
a ser isto?!

HOMEM2
Realmente...

HOMEM3
Que gaita, um homem tem direitos!

MULHER3
E uma mulher! Uma mulher também os
tem!

O AGENTE2 agarra na MULHER3 e começa a puxá-la.

AGENTE2
Silêncio! Ordem!

HOMEM1
Isto assim não pode ser! Senhor
vereador, com franqueza!

HOMEM4
Que vem a ser isto? Que vem a ser
isto?

HOMEM2
Realmente...

HOMEM4
Eu tenho direitos! Eu tenho
direitos!

MEMBROS DA FILA
Todos temos direitos! Vergonha!
Vergonha! Crime! Temos direitos!

VEREADOR
Meus senhores...

AGENTE3
Ordem! Respeito!

MEMBROS DA FILA
Somos cidadãos! Somos portugueses!

AGENTE4
Disciplina! Ordem!

MEMBROS DA FILA
Temos o direito a esperar!

HOMEM4
Eu tenho o direito a esperar!

MULHER2
Temos todos o direito a esperar!

HOMEM2
Realmente!

HOMEM1
É um direito universal!

MULHER2
É um direito humano!

MEMBROS DA FILA
É um direito nosso!

VEREADOR
Meus senhores...

REPORTER1
E estamos agora, senhores
telespectadores a assistir a um
momento constrangedor...

AGENTES DA AUTORIDADE
Ordem! Ordem!

REPORTER1
A AUTORIDADE está à força a impôr a
sua autoridade aos manifestantes...

VEREADOR
Meus senhores...

AGENTES DA AUTORIDADE
Ordem! Ordem!

REPORTER3
A AUTORIDADE faz uso dos seus
formidáveis cassetetes...

MEMBROS DA FILA
Temos direitos! O Direito a
esperar! Isto é anticonstitucional!
Isto é contra a ONU! Isto é...

REPORTER4
Um ataque hediondo por parte das
AUTORIDADES à passividade, um valor
tradicional do português...

REPORTER5
Um choque, um choque tremendo...

REPORTER1
Todos nos perguntamos...

REPORTER3
O que virá...

REPORTER4
A seguir...

REPORTER2
Os AGENTES desordeiramente apelam à
ordem...

AGENTES DA AUTORIDADE
Ordem! Ordem!

VEREADOR
Meus senhores...

Chegam as FORÇAS DE INTERVENÇÃO que se lançam aos MEMBROS DA
FILA atacam e desligam todas as câmaras.

(FIM).

Sem comentários:

Enviar um comentário