quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Este País não é para Velhos




Hoje em dia, toda a gente está no facebook. Na verdade, sempre desconfiei da veracidade desta afirmação até ao dia em que recebi no meu e-mail, um “friend request” de uma das contínuas do colégio onde andei, e logo uma das mais velhas da casa. Não deixou de ser um pouco estranho, quando abri o mail e dizia “Etelvina wants to be your friend on facebook”. Contudo, o mais interessante e extraordinário ainda estava para vir.

É que depois de a ter adicionado, fiquei com acesso ao seu perfil e ao seu grupo de amigos, e foi aí que descobri que todas as contínuas do colégio estavam no facebook, e não só existiam virtualmente como dominavam melhor que eu as potencialidades desta rede. Num ápice, passei de 1 amigos para 16 amigos, números que já ultrapassam malta porreira como Hitler ou Jonas Savimbi. Para além da Etelvina, juntei a Aurora e a Fátima da cantina, a Alda, a Celeste e a Maria do Céu do refeitório, a Natália da infantil, a Elsa, responsável pela manutenção das casas de banho, a Lena, a Miclina e a Goreti das carrinhas, a Gina da enfermaria, a Ângela da recepção, ou a Eunice e a Rosário dos vestiários. É sempre agradável ter como amigo cibernaútico quem nos ensinou a vestir as cuecas correctamente (e garanto-vos que a Rosário foi decisiva nesse aspecto da minha vida).

Mas e se descobri as contínuas, não devia ser difícil encontrar grande parte dos professores, e não me enganei. Uma vez, amigo da Irene, professora da primária, sempre inflexível e rigorosa quanto à escrita, descobri que é uma daquelas pessoas que em comentários às fotos das amigas em biquíni, aLTErNA aS MaIúSCULaS e MINúSCuLaS NAs PAlaVrAS. O que me impressionou mais, foi ter percebido que todas estas pessoas que habitavam as minhas mais distantes memórias do passado, eram agora viciadas e campeãs do Farmville.

Como é que alguém se pode atrever a dizer que este é um país de velhos quando ainda há uma hora, a Lurdes do altifalante fez o quiz “que rainha da pop és tu?”

1 comentário:

  1. Posso só dizer uma coisa? É pequenina. Gostei.

    Sinceramente começo a pensar que os mais velhos lucram mais com a experiência do Facebook do que os mais novos, talvez por estarem a descobrir pela primeira vez o prazer do teclado ou porque lá se pode comentar quase tudo. É quase o equivalente à puberdade.

    ResponderEliminar