
I – INT. GABINETE DIRECTOR FICÇAO TVI. MANHÃ
O director de ficção da TVI de seu nome PEDRO está no seu gabinete sentado numa cadeira diante da sua secretária a ler uns documentos. Veste um fato preto, uma camisa branca e tem gravata. Entretanto o telefone toca e Pedro atende.
PEDRO
Ok. Podem entrar.
Ok. Podem entrar.
Pedro poisa o telefone. Seguidamente ouve-se bater à porta e dois jovens entram: o VASCO e o JOSÉ.
VASCO E JOSÉ
Com licença Sr. director!
PEDRO
Entrem!
Com licença Sr. director!
PEDRO
Entrem!
Pedro levanta-se e cumprimenta com um aperto de mão os dois jovens e num gesto apontando para as cadeiras que se encontram diante da dele convida os jovens a sentarem-se.
PEDRO
Façam o favor de se sentarem!
Façam o favor de se sentarem!
Os jovens sentam-se e o Pedro respectivamente.
PEDRO
Meus senhores, convoquei esta reunião pois tenho uma proposta a fazer-vos!
Como sabem nós tornamo-nos líderes de audiências nos últimos anos. Esta vitória deve-se em grande parte ao êxito que se revelou a aposta na ficção nacional. As nossas novelas conquistaram o público português e claro que isso só foi possível graças ao brilhante trabalho de todos os intervenientes.
Meus senhores, convoquei esta reunião pois tenho uma proposta a fazer-vos!
Como sabem nós tornamo-nos líderes de audiências nos últimos anos. Esta vitória deve-se em grande parte ao êxito que se revelou a aposta na ficção nacional. As nossas novelas conquistaram o público português e claro que isso só foi possível graças ao brilhante trabalho de todos os intervenientes.
Enquanto Pedro fala Vasco e José não se atrevem a interrompê-lo, continuando silenciosamente a escutá-lo.
PEDRO
Contudo e após fazer uma análise retrospectiva do que foram as nossas novelas nos últimos anos, considero pertinente haver inovação em termos de argumento se é que me faço entender.
VASCO
Claro!
JOSÉ
Perfeitamente!
PEDRO
Aquilo que pretendo é que a próxima novela seja inovadora, que surpreenda o telespectador! Quero uma história diferente, completamente diferente do habitual! E conto convosco para a consecução deste objectivo.
VASCO
Claro, pode contar connosco!
JOSÉ
É uma honra mais uma vez poder contribuir para a evolução desta grande família televisiva.
PEDRO
Acham que podem me apresentar uma proposta amanhã?
VASCO
Com certeza!
PEDRO
Então amanhã de manhã reunimo-nos novamente.
Vasco e José levantam-se. Pedro também se levanta e cumprimentam-se com um aperto de mão.
PEDRO
E não se esqueçam algo completamente inovador!
Contudo e após fazer uma análise retrospectiva do que foram as nossas novelas nos últimos anos, considero pertinente haver inovação em termos de argumento se é que me faço entender.
VASCO
Claro!
JOSÉ
Perfeitamente!
PEDRO
Aquilo que pretendo é que a próxima novela seja inovadora, que surpreenda o telespectador! Quero uma história diferente, completamente diferente do habitual! E conto convosco para a consecução deste objectivo.
VASCO
Claro, pode contar connosco!
JOSÉ
É uma honra mais uma vez poder contribuir para a evolução desta grande família televisiva.
PEDRO
Acham que podem me apresentar uma proposta amanhã?
VASCO
Com certeza!
PEDRO
Então amanhã de manhã reunimo-nos novamente.
Vasco e José levantam-se. Pedro também se levanta e cumprimentam-se com um aperto de mão.
PEDRO
E não se esqueçam algo completamente inovador!
Vasco e José saem do gabinete.
II – INT. GABINETE VASCO E JOSÉ. FINAL DA TARDE.
Vasco e José estão sentados em torno das suas secretárias. A desorganização é total. Existem inúmeras folhas espalhadas em cima das secretárias.
JOSÉ
Tamos lixados. Como vamos conseguir uma ideia inovadora até amanhã?
VASCO
Qualquer coisa hade surgir!
JOSÉ
Já tamos a trabalhar há horas nisto e até agora nada de novo!
Tamos lixados. Como vamos conseguir uma ideia inovadora até amanhã?
VASCO
Qualquer coisa hade surgir!
JOSÉ
Já tamos a trabalhar há horas nisto e até agora nada de novo!
Fez-se um silêncio durante alguns instantes. Vasco olha fixamente para uma estante onde estão inúmeros dossiers e alguns livros.
VASCO
Acabei de ter uma ideia!
JOSÉ
Conta!
Acabei de ter uma ideia!
JOSÉ
Conta!
Vasco levanta-se e dirige-se até à estante, agarra num dossier e volta para a sua secretária.
VASCO
A solução que precisamos está aqui!
JOSÉ
Não percebo…
VASCO
Obvio, não?
JOSÉ
Não percebo como o último argumento que escrevemos, poderá ajudar!
VASCO
Pegamos nas ideias deste argumento e fazemos apenas umas ligeiras alterações!
JOSÉ
(surpreendido)
Tas a brincar não tas? Só podes estar a brincar! O director quer algo inovador!
VASCO
Tens alguma ideia melhor?
A solução que precisamos está aqui!
JOSÉ
Não percebo…
VASCO
Obvio, não?
JOSÉ
Não percebo como o último argumento que escrevemos, poderá ajudar!
VASCO
Pegamos nas ideias deste argumento e fazemos apenas umas ligeiras alterações!
JOSÉ
(surpreendido)
Tas a brincar não tas? Só podes estar a brincar! O director quer algo inovador!
VASCO
Tens alguma ideia melhor?
José nada responde mantendo-se em silêncio.
VASCO
Olha escuta: mudamos o local da acção, em vez de se passar em Lisboa, passa-se nos açores por exemplo, mudamos o nome e as posições das personagens e voilá!
JOSÉ
Como assim mudar as posições das personagens?
VASCO
Eh pah tenho que te explicar tudo!
Então em vez de ser uma menina rica a apaixonar-se por um menino pobre, faremos um menino rico a apaixonar-se por uma menina pobre.
JOSÉ
Tas maluco? Eh pah isto não vai resultar!
VASCO
Após algumas alterações, a história será completamente diferente!
O director não topará nada!
JOSÉ
(falando baixinho)
Isto vai correr mal!
Olha escuta: mudamos o local da acção, em vez de se passar em Lisboa, passa-se nos açores por exemplo, mudamos o nome e as posições das personagens e voilá!
JOSÉ
Como assim mudar as posições das personagens?
VASCO
Eh pah tenho que te explicar tudo!
Então em vez de ser uma menina rica a apaixonar-se por um menino pobre, faremos um menino rico a apaixonar-se por uma menina pobre.
JOSÉ
Tas maluco? Eh pah isto não vai resultar!
VASCO
Após algumas alterações, a história será completamente diferente!
O director não topará nada!
JOSÉ
(falando baixinho)
Isto vai correr mal!
III – INT. GABINETE PEDRO. MANHÃ
Vasco e José estão no gabinete do director. José sentado de pernas cruzadas está claramente nervoso, rói as unhas e balanceia a perna. Ao contrário Vasco apresenta-se seguro de si e confiante.
PEDRO
Espero que me surpreendam! Sou todo ouvidos!
VASCO
A nossa história é essencialmente uma história de amor. Mas não é uma história de amor qualquer, é uma história de amor nos açores! Uma campónia apaixona-se por um jovem empresário, filho de uma das famílias mais ricas da região. A diferença social torna-se desde logo um peso e a família não aceita o relacionamento. São muitos os obstáculos com os quais se vão deparar ao longo da novela: a família, uma ex-namorada que vive obcecada em reconquistá-lo.
Espero que me surpreendam! Sou todo ouvidos!
VASCO
A nossa história é essencialmente uma história de amor. Mas não é uma história de amor qualquer, é uma história de amor nos açores! Uma campónia apaixona-se por um jovem empresário, filho de uma das famílias mais ricas da região. A diferença social torna-se desde logo um peso e a família não aceita o relacionamento. São muitos os obstáculos com os quais se vão deparar ao longo da novela: a família, uma ex-namorada que vive obcecada em reconquistá-lo.
Pedro mantém-se em silêncio escutando. José continua nitidamente nervoso.
JOSÉ
(a gagejar)
Para dar um toque de suspense pensamos que seria interessante haver o homicídio do pai do jovem apaixonado. Quem o matou? Terá sido o próprio filho para ficar com a herança? Terá sido a esposa que já não o suporta mais? Terá sido o sócio da empresa?
E para dar um toque de comédia pensamos em colocar em cena uma personagem cómica, tipo cozinheiro desastrado que nunca acerta com o tempero da comida e as sobremesas são um desastre!
VASCO
Então que acha desta inovadora história?
(a gagejar)
Para dar um toque de suspense pensamos que seria interessante haver o homicídio do pai do jovem apaixonado. Quem o matou? Terá sido o próprio filho para ficar com a herança? Terá sido a esposa que já não o suporta mais? Terá sido o sócio da empresa?
E para dar um toque de comédia pensamos em colocar em cena uma personagem cómica, tipo cozinheiro desastrado que nunca acerta com o tempero da comida e as sobremesas são um desastre!
VASCO
Então que acha desta inovadora história?
Faz-se um silêncio no gabinete. Pedro não se pronuncia, encontra-se sentado a olhar com um ar muito sério para o Vasco e o José. Entretanto levanta-se, mantendo o seu ar sério e aproxima-se dos jovens. Vasco que se encontrava seguro e confiante começa a mostrar algum nervosismo.
PEDRO
Eu disse que queria algo inovador!
VASCO
Mas isto…
PEDRO
Interrompi-te enquanto estavas a falar?
Então agradecia que também não me interrompesses.
Como estava dizendo eu pedi-vos algo inovador…
Eu disse que queria algo inovador!
VASCO
Mas isto…
PEDRO
Interrompi-te enquanto estavas a falar?
Então agradecia que também não me interrompesses.
Como estava dizendo eu pedi-vos algo inovador…
Um novo silêncio se faz sentir. Vasco e José já escorregam nas cadeiras. Ao fim de uns instantes de silêncio, Pedro esboça um sorriso.
PEDRO
E de facto adorei a vossa história! É mesmo o que eu pretendia! É original, é diferente do que tem sido feito até aqui! E sabia que não me iam deixar ficar mal.
Quero que comecem hoje mesmo a escrever o guião.
E de facto adorei a vossa história! É mesmo o que eu pretendia! É original, é diferente do que tem sido feito até aqui! E sabia que não me iam deixar ficar mal.
Quero que comecem hoje mesmo a escrever o guião.
Vasco e José esboçam um sorriso. José tira do bolso uma pen e entrega ao director.
JOSÉ
Cá está o argumento todo.
PEDRO
Já está feito?
Estou deveras surpreendido com o vosso empenho!
É assim que eu gosto!
Cá está o argumento todo.
PEDRO
Já está feito?
Estou deveras surpreendido com o vosso empenho!
É assim que eu gosto!
(FIM)
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